♪♪ = Invenção?

. quinta-feira, 30 de outubro de 2008
0 comentários

Coloquei outro dia, naquelas frases no "nick" do msn, assim, em tom de ironia: "Bach que se cuide, estou fazendo a minha invenção".
Claro que meus contatos não têm nenhuma obrigação de saber o que é uma invenção, ou saber quem foi J.S.Bach, por isso, alguns estranharam e perguntaram do que se tratava a invenção.


Como tenho me atarefado bastante com essa invenção, afinal, a composição da invenção seguindo todas as regras contrapontísticas é obrigatória para a cadeira de Contraponto II na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vou dedicar esse momento para satisfazer um pouquinho a curiosidade de meus contatos curiosos.


Mas, então, afinal, o que é invenção? Segundo o dicionário de música Zahar (com adaptações), é um termo aplicado por J.S. Bach a uma coleção de 15 peças em 2 partes para teclado em 1723. Exibem consideravel habilidade contrapontistica no desenvolvimento de um único tema. As sinfonias de 3 partes, de Bach, são comumente chamadas invenções a 3 vozes, porém equivocadamente chamadas assim a 3 vozes foram na verdade designadas Sinfonias: sinfonia significa sons em conjunto, no caso, obras mais elaboradas que as antes citadas Invenções.
Mas ele não foi o único a compor Invenções.


Posso simplificar dizendo que invenção é uma pequena composição musical, usualmente para o teclado com contraponto em duas partes (ou vozes). Servem muito bem como exercícios técnicos para os estudantes de teclado e exercícios pedagógicos para os estudantes de composição.

Você poderá escutar a invenção 4 de Bach, BWV 775, executada de uma maneira fora do trivial, com marimbas no vídeo abaixo.

♪♪ = Instrumento: celular?

. segunda-feira, 27 de outubro de 2008
0 comentários

Telefone celular vira instrumento musical

Usar o telefone celular apenas para fazer ligações já é coisa do passado.
O aparelho já virou câmera fotográfica, agenda, videogame e, acredite, até instrumento musical.

E é do Japão que vem a primeira orquestra, sim, de telefones celulares.Uma empresa de fabricante de videogames desenvolveu um programa que transforma alguns telefones em verdadeiros instrumentos musicais.

A idéia é dar um novo significado ao tão famoso mundo do karaoke. Os criadores dizem que a idéia é tornar a música clássica mais acessível aos jovens. O software transforma os sensores do aparelho e este é o resultado.
O celular reconhece os movimentos e reproduz o som do instrumento que foi escolhido.

O Japão é o quarto maior mercado de telefones celulares em todo o mundo. Só em 2007 foram vendidos mais de 51 milhões de aparelhos.


fonte: Band

♪♪ = Música Minúscula?

. terça-feira, 14 de outubro de 2008
0 comentários

Guitarra, contra-baixo, violão e bateria a princípio não parecem novidade nenhuma, mas se eles compõe uma espécie de mini banda com bateria 12 vezes menor que o real e demais instrumentos 2 vezes menores, com certeza eles tinham que fazer parte do livro dos recordes.

O auditor do RankBarsil, Cadari, conferiu as medidas dos menores instrumentos musicais e reconheceu o recorde juntamente com a apresentadora Eliana. Os pequenos instrumentos foram tocados e aprovados pelo grupo Roupa Nova no palco do programa onde, como o próprio nome diz, "tudo é possível".

O criador destas pequenas obras de arte, que reproduzem o som da mesma forma que um instrumento de tamanho normal, é o paulista Romeu Casarotto, proprietário da Miniaturas Casarotto, uma empresa especializada na fabricação de réplicas em miniatura de instrumentos musicais, mesas de jogos e academias de ginástica.

Guitarrista apaixonado por música, Romeu explica que os instrumentos são produzidos com o mesmo material do qual são feitos os originais e montados semi-artesanalmente, visando à perfeição de cada peça.

As réplicas de instrumentos de Romeu são mesmo tão perfeitas que já conquistaram admiradores no Japão, Itália, Suécia, Holanda e Estados Unidos.

Confira abaixo mais detalhes sobre os instrumentos e os seus respectivos músicos:

Menor Guitarra Tocável do Brasil
Comprimento: 54 cm
Largura: 18 cm
Espessura: 4 cm
Músico: Alex Casarotto

Menor Contrabaixo Tocável do Brasil
Comprimento: 61 cm
Largura: 17 cm
Espessura: 4 cm
Músico: Silvio Luis

Menor Violão Tocável do Brasil
Comprimento: 55 cm
Largura: 18 cm
Espessura: 4 cm
Músico: Gustavo Vicente

Menor Bateria Tocável do Brasil
Altura: 11 cm
Largura: 18 cm
Profundidade: 12 cm
Músico: Ricardo Melo

Fonte: Rank Brasil